Guairacá Aviation

CESSNA 172 Checklist

PRÉ-VÔO
CABINE
1 Tubo de Pitot DESCUBRA E VERIFIQUE
2 Certificado de Aeronavegabilidade VERIFIQUE E À VISTA SIMPLES
3 Registro VERIFICAR
4 Limitação Operacional (placas) LEGÍVEL
5 Manual de voo aprovado DISPONÍVEL PARA PILOTO
6 Documento de peso e equilíbrio VERIFICAR
7 Freio de Estacionamento DEFINIR
8 Tacômetro/Horímetro OBSERVAÇÃO
9 Trava do Manche REMOVER
10 Magnetos DESLIGADO
11 Mestre em Aviônica DESLIGADO
12 BAT Master SOBRE
13 Quantidade de combustível (L e R) VERIFICAR
14 Luzes Exteriores VERIFIQUE, DEPOIS DESLIGUE
15 Sirene de Aviso de Estol TESTE
16 Aquecimento do Tubo de Pitot LIGADO
17 Aquecimento do Tubo de Pitot VERIFIQUE O AVISO EM ATÉ 30 SEGUNDOS
18 Aquecimento do Tubo de Pitot DESLIGADO
19 Flaps BAIXO
20 BAT Master OFF
21 Fonte Estática Alternativa VERIFIQUE, DEPOIS DESLIGUE
22 Seletor de Combustível AMBOS
23 Guarnição do elevador DECOLAR
EMPENAGEM
1 Porta de bagagem FECHADO E BLOQUEADO
2 Antenas SEGURO
3 Amarração da cauda DESCONECTAR
4 Bloqueio de rajada do leme REMOVIDO
5 Superfícies de controle LIVRE E SEGURO
6 Guia de acabamento e ligação SEGURO
ASA DIREITA
1 Flaps SEGURO E CONDIÇÃO
2 Aileron LIVRE E SEGURO
3 Amarração DESCONECTAR
4 Freio e pneu VERIFIQUE, PNEU 29 PSI
5 Reservatório de Combustível ESVAZIE
6 Quantidade de Combustível VERIFIQUE VISUALMENTE
7 Tampa de abastecimento de combustível SEGURO, RESPIRO DA TAMPA DESOBSTRUÍDO
NARIZ
1 Dreno Rápido do Filtro de Combustível ESVAZIE
2 Óleo de motor 4 - 6 QUARTOS MÍNIMO
3 Porta de acesso ao óleo do motor FECHADO E TRAVADO
4 Entradas de ar de resfriamento do motor DESOBSTRUÍDO
5 Hélice e Cone VERIFICAR
6 Filtro de ar DESOBSTRUÍDO
7 Pneu e Amortecedor do Nariz VERIFIQUE, PNEU 34 PSI
8 Luzes de pouso e táxi VERIFIQUE A CONDIÇÃO
9 Abertura de fonte estática DESOBSTRUÍDO
ASA ESQUERDA
1 Nível de combustível VERIFIQUE VISUALMENTE
2 Tampa de abastecimento de combustível SEGURO
3 Ventilação de combustível (sob asa) DESOBSTRUÍDO
4 Reservatório de Combustível ESVAZIE
5 Amarração DESCONECTAR
6 Freio e pneu VERIFIQUE, PNEU 29 PSI
7 Alerta de Estol VERIFICAR
8 Aileron LIVRE E SEGURO
9 Flaps SEGURANÇA E CONDIÇÃO
ANTES DE COMEÇAR
1 Inspeção pré-voo COMPLETO
2 Amarrações, calços e barra de reboque FORA E ARMAZENADA
3 Bagagem SEGURO
4 Instruções aos passageiros COMPLETO
5 Assentos e cintos de segurança AJUSTAR E FIXE
6 Freios TESTE E ACIONE
7 Disjuntores VERIFICAR
8 Equipamento Elétrico DESLIGADO
9 Mestre em Aviônica DESLIGADO
10 Seletor de combustível AMBOS
INÍCIO - NORMAL
1 Mistura RICO
2 Calor do carburador FRIO
3 BAT Master LIGADO
4 Luz de advertência de baixa tensão ACESA
5 Sinalizador LIGADO
Se o motor estiver quente, omita a escorva, passo 6 abaixo...
6 Prime 2 A 6 CURSOS
7 Primer DENTRO E BLOQUEADO
8 Acelerador ABERTO 1/8 POLEGADAS
9 Área da Hélice CLARO
10 Magnetos INICIAR (LIBERAR NO INÍCIO)
11 Pressão do óleo VERDE W/IN 30 SEGUNDOS
12 Alt Mestre LIGADO
13 Amperímetro CARREGANDO
14 Flaps RETRAIR
15 Luzes Exteriores ATIVADO CONFORME NECESSÁRIO
16 Mestre em Aviônica LIGADO
17 Luz de advertência de baixa tensão NÃO MOSTRADO
18 Aviônica DEFINIR COMO NECESSÁRIO
INÍCIO - FLOODED
1 Mistura MARCHA LENTA CORTADA
2 Acelerador COMPLETO
3 BAT Master LIGADO
4 Baliza LIGADO
5 Área da Hélice CLARO
6 Magnetos COMEÇAR
Quando o motor liga...
7 Mistura COMPLETAMENTE RICO
8 Acelerador RETARDAR
9 Pressão do óleo VERDE W/IN 30 SEGUNDOS
10 Mestre Alt LIGADO
11 Amperímetro CARREGANDO
12 Flaps RETRAIR
13 Luzes ATIVADO CONFORME NECESSÁRIO
14 Mestre em Aviônica LIGADO
15 Luz de advertência de baixa tensão NÃO ILUMINADO
16 Aviônica DEFINIR COMO NECESSÁRIO
INICIAR - ALIMENTAÇÃO EXTERNA
1 Acelerador ABRIR 1/4 POLEGADA
2 Mistura RICO
3 Mestres de Alternador e Bateria DESLIGADO
4 Energia Externa CONECTAR
5 Mestre da Bateria LIGADO
6 Sinalizador LIGADO
Se o motor estiver quente, omita a escorva (etapa 7, abaixo)
7 Prime 2 A 6 CURSOS
8 Primer BLOQUEADO
9 Área da Hélice LIMPA
10 Magnetos INICIAR (LIBERAR NA PARTIDA)
11 Pressão do óleo VERDE W/IN 30 SEG.
12 Energia Externa DESCONECTAR
13 Porta de acesso de energia externa SEGURO
14 Mestre do Alternador LIGADO
15 Amperímetro CARREGANDO
16 Flaps RETRAIR
17 Luzes Exteriores COMO REQUERIDO
18 Mestre em Aviônica LIGADO
19 Luz de advertência de baixa tensão NÃO ILUMINADO
20 Aviônica DEFINIR COMO NECESSÁRIO
EXECUÇÃO
1 Freio de Estacionamento ACIONE
2 Encostos dos bancos COMPLETAMENTE NA POSIÇÃO VERTICAL
3 Assentos e cintos de segurança VERIFIQUE E FIXE
4 Portas e janelas da cabine FECHADO E TRAVADO
5 Controles de vôo LIVRES E CORRETOS
6 Instrumentos de voo VERIFIQUE E AJUSTE
7 Quantificação de Combustível VERIFICAR
8 Mistura RICO (OU DEFINIDO PARA DENS ALT)
9 Acelerador 1700 RPM
10 Magnetos ESQUERDA, AMBOS, DIREITA, AMBOS
Queda máxima de 125 RPM/diferencial máximo de 50 RPM
11 Calor do Caburador LIGADO, VERIFIQUE QUEDA DE RPM, DESLIGADO
12 Vácuo 4,6 A 5,4 PSI
13 Instrumentos de motor VERIFICAR
14 Amperímetro CARREGANDO
15 Luz de advertência de baixa tensão NÃO ILUMINADO
16 Acelerador VERIFICAR OCIOSO
17 Acelerador 1000 RPM OU MENOS
18 Trava de Fricção da Manete de Aceleração AJUSTAR
19 Aviônicos CONFIGURADOS
20 Piloto automático e compensação elétrica VERIFIQUE A OPERAÇÃO
21 Piloto automático DESLIGADO
22 Seletor NAV/GPS CONFIGURADO
23 Luzes (internas e externas) ATIVADO CONFORME NECESSÁRIO
24 Freio de Estacionamento LIBERAR

DECOLAGEM - CRUZEIRO
ANTES DA DECOLAGEM
1 Mistura RICO (OU DEFINIDO PARA DENS ALT)
2 Trim do Elevador, DECOLAR
3 Flaps ACIMA
4 Luz de advertência de baixa tensão NÃO ILUMINADO
5 Luzes ATIVADO CONFORME NECESSÁRIO
6 Calor do carburador FRIO
7 Decolagem e Partida INFORMADO
8 Procedimentos de emergência INFORMADO
9 Tempo OBSERVAÇÃO
10 ,Freio de Estacionamento LIBERAR
DECOLAGEM - NORMAL
1 Flaps ACIMA
2 Estroboscópios LIGADO
3 Transponder ALT
4 Calor do carburador FRIO
5 Acelerador COMPLETO
6 Girar 55 KIAS/64 MPH
7 Subida 70 - 80 KIAS/81 - 92 MPH
DECOLAGEM – CAMPO CURTO
1 Flaps 10°
2 Calor do carburador FRIO
3 Mistura CONFIGURADO PARA ALTITUDE DENSIDADE
4 Estroboscópios LIGADOS
5 Transponder ALT
6 Freios SEGURAR
7 Acelerador COMPLETO
8 Freios LIBERAR
9 Elevador CAUDA LEVEMENTE BAIXA
10 Rotação 52 - 56 KIAS/60 - 65 MPH
11 Subida 56 - 68 KIAS/65 - 78 MPH
Após ultrapassar o obstáculo...
12 Velocidade de subida 70 - 80 KIAS/81 - 92 MPH
13 Flaps RETRAIR LENTAMENTE
ESCALADA – DESEMPENHO MÁXIMO
1 Velocidade no ar (@2300 libras.)
1.1 Vx (nível do mar) 59 KIAS/68 MPH
1.2 Vx (10.000' MSL) 61 KIAS/70 MPH
1.3 Vy (nível do mar) 73 KIAS/84 MPH
1.4 Vy (10.000' MSL) 68 KIAS/78 MPH
2 Acelerador COMPLETO
3 Mistura
3.1 Até 3000'MSL RICO
3.2 Acima de 3000'MSL INCLINAR PARA MÁXIMA RPM
SUBIDA - EM ROTA
1 Velocidade no ar
1.1 Nível do mar 75 - 85 KIAS/86 - 98 MPH
1.2 10.000 MSL 70 - 80 KIAS/81 - 92 MPH
2 Acelerador COMPLETO
3 Mistura
3.1 Até 3000'MSL COMPLETAMENTE RICO
3.2 Acima de 3000'MSL INCLINAR PARA MÁXIMA RPM
CRUZEIRO
1 Acelerador 55% A 75% DE POTÊNCIA
2 Trim do Elevador, DEFINIR
3 Mistura
3.1 Melhor Economia INCLINAR PARA QUEDA DE 25-50 RPM
3.2 Melhor Potência INCLINAR AO PICO DE RPM
4 Navegação/Gps DEFINIR

POUSO
DESCIDA
1 Plano 4 NM/1000'
2 Acelerador COMO REQUERIDO
3 Mistura AJUSTE PARA OPS SUAVES
4 Seletor de combustível AMBOS
5 Flaps COMO DESEJADO
5.1 0° - 10° (alguns modelos) ABAIXO DE 110 KIAS/127 MPH
5.2 0° - COMPLETO ABAIXO DE 85 KIAS/98 MPH
6 Altímetro DEFINIR
7 Navegação/GPS DEFINIR
ANTES DO POUSO
1 Abordagem INFORMADO
2 Encostos dos bancos COMPLETAMENTE NA POSIÇÃO VERTICAL
3 Assento e Cintos SEGURO E BLOQUEADO
4 Seletor de combustível AMBOS
5 Calor do carburador TODO LIGADO
6 Mistura RICO
7 Luzes de pouso e táxi LIGADAS
8 Piloto automático DESLIGADO
9 Trim CONFIGURADO
POUSO - NORMAL
1 Velocidade no ar (Flaps UP) 60 - 70 KIAS/69 - 81 MPH
2 Flaps COMO DESEJADO
2.1 0° - 10° (alguns modelos) ABAIXO DE 110 KIAS/127 MPH
2.2 0° - COMPLETO ABAIXO DE 85 KIAS/98 MPH
3 Velocidade no ar (Flaps COMPLETOS) 55 - 65 KIAS/63 - 75 MPH
4 Trim AJUSTAR
5 Aterragem RODAS PRINCIPAIS PRIMEIRO
6 Rolagem de Pouso BAIXE O NARIZ SUAVEMENTE
7 Frenagem MÍNIMO REQUERIDO
POUSO - CAMPO CURTO
1 Velocidade no ar (Flaps UP) 60 - 70 KIAS/69 - 81 MPH
2 Flaps COMPLETO
3 Velocidade no ar (Flaps para baixo) 60 KIAS/69 MPH
4 Guarnição do elevador AJUSTAR
Depois de superar o obstáculo...
5 Acelerador PARADO
6 Aterragem RODAS PRINCIPAIS PRIMEIRO
7 Freios APLICAR PESADAMENTE
8 Abas ACIMA
POUSO CANCELADO
1 Acelerador COMPLETO
2 Calor do carburador FRIO
3 Taxa de Subida POSITIVO
4 Flaps RETRAIR PARA 20°
5 Velocidade do ar 55 KIAS/63 MPH
6 Flaps 10°
Depois de superar o obstáculo...
7 Velocidade do ar 60 KIAS/69 MPH
8 Flaps ACIMA NA ALTITUDE SEGURA
Após o pouso
1 Pista LIVRE/PARAR
2 Chão MONITOR
3 Acelerador 800 - 1000 RPM
4 Mistura INCLINAR RPM MÁXIMA
5 Flaps ACIMA
6 Transponder AGUARDADO
7 Calor pitot DESLIGADO
8 Luzes COMO REQUERIDO
9 Liberação de táxi OBTER
SEGURANÇA DO AVIÃO
1 Freio de Estacionamento DEFINIR
2 Plano de vôo FECHADO
3 Mestre em Aviônica DESLIGADO
4 Equipamento elétrico DESLIGADO
5 Mistura CORTE OCIOSO
Após a rotação da hélice parar...
6 Magnetos DESLIGADO
7 Chaves FORA
8 Tempos de Tacômetro/Horímetro REGISTRO
9 Bloqueio de controle INSTALAR
10 Seletor de combustível ESQUERDA OU DIREITA
11 Amarrações/Calços/Cobertura Pitot INSTALAR
12 Freio de Estacionamento LIBERAR
13 Janelas da cabine SEGURO E BLOQUEADO
14 Portas SEGURO E BLOQUEADO

SISTEMA ELÉTRICO
TAXA DE CARGA EXCESSIVA (AMPS FULL SCALE DEFLECTION)
2 Mestre ALT DESLIGADO
3 Carga elétrica não essencial REDUZA IMEDIATAMENTE
4 Pouso ASSIM QUE POSSÍVEL
Certifique-se de que um pouso bem-sucedido seja possível antes de estender os flaps. O motor flap é uma grande carga elétrica durante a operação; uma vez implantados, pode ser impossível retrair os flaps
AVISO LUMINOSO DE BAIXA VOLTAGEM LIGADO (AMPERÍMETRO INDICA DESCARGA)
1 Mestre Aviônico DESLIGADO
2 Disjuntor ALT & FLD CHECK IN
3 Mestres ALT & BAT DESLIGADO
4 Mestres ALT & BAT LIGADO
5 Aviso luminoso de baixa voltagem CHECAR (NÃO ILUMINADO)
6 Amperímetro CARREGANDO
7 Mestre Aviônico LIGADO
Se ocorrer o aviso luminoso de baixa voltagem novamente...
8 Alternador DESLIGADO
9 Cargas Elétricas não essenciais DESLIGADO
10 Desviar ALTERNATIVA MAIS PRÓXIMA

MOTOR
FALHA DO MOTOR DURANTE A CORRIDA DE DECOLAGEM
1 Acelerador PARADO
2 Freios APLICAR
3 Flaps RETRAIR
4 Mistura CORTE OCIOSO
5 MAGNETOS DESLIGADO
6 Mestre ALT & BAT DESLIGADO
FALHA DO MOTOR DEPOIS DA DECOLAGEM
1 Velocidade do ar
1.1 Flaps 0° - 10° 65 KIAS/75 MPH
1.2 Flaps 10° - FULL 60 KIAS/69 MPH
2 Mistura CORTE OCIOSO
3 Seletor de combustível DESLIGADO
4 Magnetos DESLIGADO
5 Flaps COMO REQUERIDO
6 Mestres ALT & BAT DESLIGADO
7 Portas da cabine DESTRAVAR E MANTER ABERTO
8 Pouso DIRETO EM FRENTE
FALHA DO MOTOR DURANTE O VOO (REINICIAR)
1 Curva PELO TERRENO SEGURO
2 Velocidade 65 KIAS/75MPH
3 Calor do carburador LIGADO
4 Seletor de combustível AMBOS
5 Mistura RICA
6 Primária DENTRO E TRANCADO
7 Magnetos AMBOS (OU INICIAR)
Se o motor não iniciar imediatamente
8 Mistura VARREDURA OCIOSA COMPLETA
9 Throttle
Se o motor não reiniciar, vá para Lista de verificação de emergência sem motor (p.25)
PRESSÃO DO ÓLEO BAIXA (MENOS DE 20 PSI)
1 Acelerador MÍNIMO REQUERIDO
2 Pouso ASSIM QUE POSSÍVEL
PRESSÃO OU TEMPERATURA DO ÓLEO ALTA
1 Taxa de escalada REDUZIR
2 Velocidade do ar 100 KIAS/115 MPH OU MAIS
3 Mistura ENRIQUECER
4 Acelerador REDUZIR
Se a pressão ou temperatura do óleo continuar alta depois de um minuto...
5 Acelerador MÍNIMO REQUERIDO
6 Desviar ALTERNATIVA MAIS PRÓXIMA

FOGO OU FUMAÇA
INCÊNDIO NA CABINE OU ELÉTRICO DURANTE O VOO
1 Descida de emergência INICIAR
2 Mestres ALT & BAT DESLIGADO
3 Ventiladores e Ar da cabine FECHADOS
4 Extintor de incêndio ATIVADOS
5 Mestres Aviônicos DESLIGADO
6 Todos os interruptores (exceto magnetos) DESLIGADOS
Depois de usar os extintores, tenha certeza que o fogo foi apagado antes do ar exterior ser usado para remover a fumaça da cabine.
Se o fogo não for apagado...
7 Pouso IMEDIATAMENTE
Se o fogo for completamente apagado...
7 Descida de emergência TERMINAR
8 Desviar ALTERNATIVA MAIS PRÓXIMA
9 Ventiladores e Ar da cabine ABERTOS
Se a eletricidade for absolutamente necessária para o pouso...
11 Disjuntor CHECAR
12 Não reinicialize nenhum disjuntor desparado!
13 Radios DESLIGADOS
14 Mestres ALT & BAT LIGADOS
Mestre Aviônicos
Radios
Parar a cada radio para se assegurar que a fumaça ou o fogo não recomeçaram
TURBINA PEGA FOGO DURANTE O VOO
1 Mistura CORTE OCIOSO
2 Seletor de combustível DESLIGADO
3 ALT & BAT Mestres DESLIGADO
4 Calor e ar da cabine DESLIGADO
5 Aberturas suspensas ABERTO
6 Velocidade do Ar 100 KIAS/ 115 MPH OU MAIS
7 Terra IMEDIATAMENTE
TURBINA PEGA FOGO DURANTE A PARTIDA
1 Magnetos START(CONTINUE A ACELERAR A TURBINA)
A turbina da partida...
2 Força 1700RPM POR ALGUNS MINUTOS
3 Turbina DESLIGUE E INSPECIONE
Turbina falha ao dar partida...
2 Acelerador COMPLETO
3 Mistura CORTE OCIOSO
4 Seletor de combustível DESLIGADO
5 Magnetos DESLIGADO
6 ALT & BAT Mestres DESLIGADO
7 Extintor de incendio OBTENHA
8 Aeronave EVACUE
9 Fogo EXTINGUA
Apague usando o extintor de incendio, cobertor de lã, ou terra
10 Dano causado pelo fogo INSPECIONE E REPARE
ELIMINAÇÃO DA FUMAÇA E DO FOGO
Se a origem do fogo e da fumaça for desconhecida, pouse assim que possível e prossiga para Checklist de incêndio na cabine (p.20)
1 Desviar ALTERNATIVA MAIS PRÓXIMA
2 Vento da cabine LIGADO
3 Calor da cabine LIGADO
4 Ventilação de Ar ABERTA
5 Janelas da cabine ABERTAS
se a fumaça e/ou fogo não pode ser apagado
6 Pouse IMEDIATAMENTE
se a fumaça e/ou fogo for apagado
6 Desviar ALTERNATIVA MAIS PRÓXIMA
INCÊNCIO NA ASA
1 Descida de emergência INICIAR
2 Pousando e Luzes de Taxi DESLIGADAS
3 Luzes de navegação DESLIGADAS
4 Luzes estroboscópicas DESLIGADAS
5 Calor piloto DELIGADO
Performe uma derrapagem para manter as chamas longe do tanque de combustível e da cabine
Se o fogo não for extinto...
6 Pouse IMEDIATAMENTE
7 Checklist de pouso de emergência PERFORME (P.26)
Se o fogo for completamente extinto...
6 Descida de emergência TERMINE
7 Desviar ALTERNATIVA MAIS PRÓXIMA
Pouse sem usar os flaps, se possível, caso contrário use o mínimo de flaps requeridos

INSTRUMENTOS DE VÔO
BLOQUEIO DE FONTE ESTÁTICA
1 Ar estático alternativo PUXE
2 Aquecimento e ar da cabine PUXE
3 Ventiladores FECHADOS
4 Velociade do ar CORRETA
Veja o gráfico da calibração da velocidade de ar POH e da correção da fonte estática alternativa
FALHA DE VÁCUO (DESACORDO ENTRE ATITUDE (BANCO) E INDICAÇÕES DE RUMO)
1 Indicador de Vácuo (VAC) VERIFIQUE NA FAIXA VERDE
Se o ponteiro de vácuo estiver fora do arco verde durante o vôo, o indicador de atitude e indicador de rumo não devem ser usados
Se o ponteiro de vácuo estiver no arco verde, mas os indicadores de atitude e de rumo estiverem em confilto, eles não devem ser usados, a menos que possa ser determinado qual instrumento sofreu a falha
2 Compasso Magnético MONITOR

POUSO FORÇADO
Abandonando
1 Rádio TRANSMITA MAYDAY (121.5) FORNEÇA LOCALIZAÇÃO E INTENÇÕES
2 Transponder SQUAWK 7700
3 Objetos pesados DESCARTAR OU PROTEGER (INCLUINDO ÁREA DE BAGAGENS)
4 Encostos dos assentos do passageiro e piloto TOTALMENTE VERTICAL
5 Assentos e encostos dos assentos PROTEGER
6 Flaps 20° - COMPLETO
7 Velocidade do ar 55 KIAS/63 MHP
8 Força DEFINIDO PARA DESCIDA DE 300 FPM
IF Se a força não está disponível, abordagem em 65 KIAS com os flaps para cima ou 60 KIAS com flaps à 10°
9 Abordagem
9.1 Ventos fortes, mares agitados NO VENTO
9.2 Ventos leves, ondas fortes PARALELO ÀS ONDAS
10 Portas da cabine DESTRAVADAS E MANTER ABERTAS
11 Face ALMOFADA/CASACO DOBRADO
12 ELT ATIVO
13 Aterragem NÍVEL ATITUDE
14 Janelas ABERTAS (CABINE DE INUNDAÇÃO PARA EQUALIZAR A PRESSÃO)
15 Avião EVACUAR
16 Colete salva-vidas e jangada INFLAR QUANDO ESTIVER LIMPO
Pouso de Emergência sem potencia no motor
1 Vire PARA O TERRENO SEGURO
2 Velocidade FLAPS 0º - 10º 65 KIAS / 75 MPH FLAPS 10º - FULL 60 KIAS / 69 MPH
3 Encosto do assento dos passageiros e piloto TOTALMENTE VERTICAL
4 Assentos e Cintos SEGURO
5 Mistura CORTE OCIOSO (TOTALMENTE DESLIGADO)
6 Seletor de Combustível DESLIGADO
7 Magnetos DESLIGADO
8 Flaps COMO REQUERIDO (40º RECC)
Quando o pouso é assegurado
9 ALT & BAT Mestres DESLIGADO
10 Portas DESTRAVAR E ABRIR SUPORTE
11 Aterragem CAUDA LEVEMENTE BAIXA
12 Freios APLIQUE FORTEMENTE
Pouso de Emergência com potência
1 Encosto do assento dos passageiros e piloto TOTALMENTE VERTICAL
2 Assentos e Cintos SEGURO
3 Flaps 20º
4 Velocidade 70 KIAS / 81 MPH
5 Seletor de Terreno VOE ACIMA VERIFIQUE O TERRENO & OBSTRUÇÕES
6 Mestre Aviônico DESLIGADO
7 Equipamento Eletrônico DESLIGADO
8 Portas DESTRAVAR E ABRIR SUPORTE
Na chegada final
9 Flaps TOTAL (40º)
10 Velocidade 60 KIAS / 69 MPH
Quando a aterrissagem é assegurada
11 ALT & BAT Mestres DESLIGADO
12 Aterragem CAUDA LEVEMENTE BAIXA
Após o pouso
13 Freios APLIQUE FORTEMENTE
14 Mistura CORTE OCIOSO
15 Magnetos DESLIGADO

NAVEGAÇÃO E PILOTO AUTOMÁTICO
PILOTO AUTOMÁTICO OU MAL FUNCIONAMENTO DO TRIM ELÉTRICO
1 Controle da aeronave MANUTENÇÃO MANUALMENTE
2 A/P Disc/Trim INT PRESSIONAR E SEGURAR
Se o piloto automático não desengatar
3 Disjuntor do piloto automático PUXAR
4 Acelerador COMO REQUERIDO
5 Jugo de Controle SEGURAR PRESSÃO MANUALMENTE
6 Pouso ASSIM QUE POSSÍVEL
Se ainda assim o piloto automático não desengatar
7 Mestre Aviônico DESLIGADO
Se ainda assim o piloto automático não desengatar
8 Mestres ALT & BAT DESLIGADOS
9 Desviar ALTERNATIVA MAIS PRÓXIMA
GPS INTEGRAL, N/A, OU AVISO DE CHUVA
1 Navegação de GPS MONITORAR
2 Navegação sem GPS DEFINIR E MONITORAR
ABORDAGEM GPS
1 Abordagem perdida PERFORMAR
2 Abordagem SELECIONE E BREVE NÃO-GPS

Outros
Voo inadvertido em condições de gelo
1 Calor Piloto LIGADO
2 Condições de congelamento SAIA IMEDIATAMENTE
3 Aquecimento da cabine e descongelamento LIGADA NO MÁXIMO
Se não conseguir sair das condições de congelamento imediatamente
4 Acelerador AUMENTE
5 Rádio MAYDAY
6 Diverso ALTERNATIVA MAIS PRÓXIMA
Se o gelo acumular extremamente rápido, aterrisse fora do aeroporto
4 Ar da cabine AJUSTE PARA MÁXIMO DESCONGELAMENTO
5 RPM MONITORE
Perda de RPM no motor pode ser sinal de indução a congelamento do sistema. Ajuste o acelerador como necessário para manter o RPM
Se for leituras errôneas forem notadas em qualquer dos altímetros, velocimetro, e/ou velocidade vertical
a Fonte estática alternativa LIGADA (EMPURRE)
6 Margem de estol de velocidade AUMENTE
7 Flaps LEVANTAR
Se a superfície da cauda são contaminadas com gelo, o desvio dos flaps podem induzir uma perda na efetividade do elevador ou na tenda da cauda
8 Janela Esquerda ABERTA, RASPE O PARABRISA
9 Slip COMO NECESSÁRIO PARA VISIBILIDADE
10 Velocidade (na chegada) 65 - 75 KIAS / 75 - 86 MPH DEPENDENDO DO GELO
11 Atitude de aterrissagem LEVEL
12 Abordagem perdida EVITE
MERGULHO EM ESPIRAL INADVERTIDO EM VOO IMC
1 Acelerador PARADO
2 Asas NÍVEL
3 Elevador NÍVEL OU VY ESCALAR
4 Elevador Trim PREPARE PARA NÍVEL OU ESCALAR
5 Acelerador PREPARAR
6 Piloto automático CABEÇALHO E MODO ALTITUDE
7 Condições de instrumentos SAÍDA
Para reduzir os efeitos da desorientação espacial, fixe o indicador de atitude e minimize o movimento da cabeça
POUSO SEM CONTROLE DE ELEVADOR
1 Trim DEFINIR EM 80 KIAS
2 Energia COMO REQUERIDO PARA DESLIZAR
POUSANDO COM PNEU PRINCIPAL FURADO
1 Approach NORMAL
2 Flaps PUXAR
3 Aterrissagem PNEU BOM PRIMEIRO
Aguarde o pneu furado o quanto puder
4 Controle de direção MANTER
Use o freio na roda boa como for requerido
POUSANDO COM O PNEU FURADO
1 Abordagem NORMAL
2 Flaps TOTAL COMO REQUERIDO
3 Aterrissagem NO PRINCIPAL
Segure a roda do nariz longe do chão o máximo possível.
Quando a roda do nariz tocar o chão...
4 Elevador MANTENHA TOTALMENTE PARA CIMA
Segure o elevador totalmente para cima até a aeronave parar.
RECUPERAÇÃO DE ROTAÇÃO
1 Potência INATIVO
2 Ailerons NEUTRO
3 Leme TOTALMENTE OPOSTO
Logo depois que o leme para...
4 Elevador RAPIDAMENTE PARA FRENTE
Segure o controle de entrada até a rotação parar, então...
5 Leme NEUTRALIZE
6 Mergulhe RECUPERE
ENCONTRO INTENCIONAL DO IMC
1 Asas NÍVEL
2 Elevador NÍVEL
3 Elevador de Trim DEFINIR OU NÍVEL
4 Piloto Automático CABEÇALHO E SEGURAR ALTITUDE
5 Cabeçalho MUDE PARA VOLTA DE 180°
Em adição à mudança de cabeçalho, uma escalada ou descida pode ser requerida para os instrumentos de saída