1 | Transponder (Verificar Código) | ALT | |
2 | AWOS / ASOS / ATIS | OBTER | |
3 | Altimetro | CONFIGURAR | |
4 | Indicador de Atitude | CHECAR | |
5 | Indicador Direcional | Comparar com Bússola Magnética | |
6 | GPS | CONFIGURAR | |
7 | Rádio | CHECAR COM A UNICOM | |
8 | Briefing | Briefar a si mesmo ou ao passageiro sobre as taxiways que serão usadas para chegar à pista de decolagem |
1 | Freio de estacionamento | DESLIGAR | |
2 | Freios | CHECAR | |
3 | Coordenador de Curva / Bola | CHECAR |
1 | Freio de estacionamento | LIGAR | |
2 | Temperatura do óleo | Pelo menos 122° F | |
3 | Acelerador | 4000 RPM | |
4 | Instrumentos do motor | CHECAR | |
4.1 | Pressão do óleo | 29 – 72.5 PSI | |
4.2 | Temperatura do óleo | 122 - 230° F | |
4.3 | Temperatura da cabeça do cilindro | 122 - 275° F | |
4.4 | Pressão do combustível | 2.2 – 5.9 PSI | |
4.5 | Voltímetro | 13+ Volts | |
4.6 | Amperímetro | Carga Positiva | |
5 | Testar sistemas de ignição: | ||
Máxima redução de RPM com apenas uma ignição 300 rpm. | |||
Diferença máxima entre ESQUERDA ou DIREITA 120 rpm. | |||
6 | Acelerador | OCIOSO COMPLETO (verificar irregularidades) | |
7 | Acelerador | 2000 RPM | |
8 | Controles de voo | CHECAR | |
9 | Cintos de segurança | AFIVELADOS | |
10 | Briefing | Briefar a si mesmo ou ao passageiro sobre contingências de perda de motor (verifique na frente do checklist) |
1 | Flaps | T/O (15°) | |
2 | Bomba de Combustível | LIGAR, Verificar Pressão | |
3 | Trim | CENTRALIZADO | |
4 | Luzes de Strobo e Pouso | LIGADAS | |
5 | Portas | FECHADAS | |
6 | Briefing de Decolagem | COMPLETO | |
7 | Padrão | CHECAR | |
8 | Rádio | CHAMAR | |
9 | Freio de estacionamento | DESLIGAR |
1 | Taxiar para a linha de decolagem | ||
2 | Bússola Magnética e D.G. | CHECAR | |
3 | Acelerador | PLENO | |
NOTA - A RPM estática é aproximadamente 4900 RPM | |||
4 | Instrumentos do motor | CHECAR | |
Indicador de Velocidade do Ar Ativo / RPM aumentando - se não, abortar | |||
5 | Vr (Velocidade de Rotação) | 48 KIAS | |
NOTA - Rotacionar para atitude de decolagem e acelerar para uma velocidade de subida de 60 nós com 15° de Flaps | |||
6 | Flaps | RETRAIR (Com segurança e acima de 300 pés) | |
7 | Vy | 68 KIAS |
1 | Luz de pouso | DESLIGAR | |
2 | Bomba de Combustível | DESLIGAR | |
3 | Trim | AJUSTAR | |
4 | Subida de cruzeiro | 75 – 80 KNOTS |
1 | Acelerador | CONFIGURAR (5100mín - 5500 RPM Máx) | |
2 | Instrumentos do motor | CHECAR | |
2.1 | Pressão do óleo | 29 – 72.5 PSI | |
2.2 | Temperatura do óleo | 122 - 230° F | |
2.3 | Temperatura da cabeça do cilindro | 122 - 275° F | |
2.4 | Pressão do combustível | 2.2 – 5.8 PSI | |
2.5 | Voltímetro | 13+ Volts | |
2.6 | Amperímetro | Carga Positiva | |
CUIDADO - A posição normal dos seletores de combustível é ambos ligados. Verifique o equilíbrio de combustível e a pressão do combustível. Se necessário, desligue o tanque de leitura mais baixa usando a válvula de desligamento de combustível apropriada. Verifique a pressão do combustível novamente. | |||
GARANTA QUE UM TANQUE ESTEJA ALIMENTANDO O MOTOR O TEMPO TODO! | |||
NOTA - Verifique os indicadores de combustível frequentemente com um tanque desligado para evitar a falta de combustível. |
1 | Realizar Curvas de Verificação | ||
2 | Selecionar Área de Pouso de Emergência | ||
3 | Va – 93 KIAS |
1 | Mínimo 3000 RPM | ||
2 | Velocidade - 65-75 Kt | ||
3 | Instrumentos do Motor – Monitorar |
Verificar cintos de segurança apertados | |||
1 | Luz de Pouso | LIGADA | |
2 | Válvulas de Combustível | AMBAS LIGADAS | |
3 | Bomba de Combustível | LIGADA | |
4 | Freio | DESLIGADO / Checar Pressão | |
5 | Flaps | COMO DESEJADO |
1 | Acelerador | POTÊNCIA TOTAL | |
2 | Pitch | Atitude de Subida | |
3 | Flaps | Retrair para 15 graus - 60 KIAS Acima de 300 pés: | |
4 | Flaps | ACIMA, Velocidade de Subida – 68 KIAS | |
5 | Trim | Ajustar | |
6 | Manobrar para o lado não padrão da pista |
1 | Desocupar a Pista | CHAMADA DE RÁDIO | |
2 | Luz de Pouso | DESLIGADA | |
3 | Flaps | ACIMA | |
4 | Bomba de Combustível | DESLIGADA | |
5 | Trim | CENTRALIZADO |
1 | Freio de Estacionamento | LIGADO | |
2 | Luzes Estroboscópicas | LIGADAS | |
3 | Outras Luzes | DESLIGADAS | |
4 | Flaps | ACIMA | |
5 | Horas Totais | REGISTRAR | |
6 | Interruptor Mestre de Aviônicos | DESLIGADO | |
7 | Bomba de Combustível | DESLIGADA | |
8 | Interruptor de Ignição | DESLIGADO | |
9 | Interruptor Mestre | DESLIGADO | |
10 | Uma ou Ambas as Válvulas de Combustível | DESLIGADAS | |
11 | Lixo | REMOVER | |
12 | Calços | INSTALAR | |
13 | Freio de Estacionamento | DESLIGADO (para estacionamento prolongado) | |
14 | Tampa do Tubo de Pitot | INSTALAR | |
15 | Travas de Controle | INSTALAR | |
16 | Aeronave | AMARRADA | |
17 | Checklist na Aeronave | ||
18 | Portas | FECHADAS | |
19 | Chave Devolvida à Caixa |
1 | Instrumentos do Motor | CHECAR | |
2 | Quantidade de Combustível | CHECAR | |
3 | Trim | Centralizado | |
4 | Válvulas de Combustível | AMBAS LIGADAS | |
5 | Bomba de Combustível | LIGADA | |
6 | Flaps | DECOLAGEM (15°) | |
7 | Portas | FECHADAS | |
8 | Briefing de Decolagem | REVISAR | |
9 | Tráfego Fechado | CHECAR | |
10 | Rádio | CHAMADA |
1 | Rotacionar | 48 KIAS | |
2 | Acelerar | 60 KIAS | |
3 | Flaps | RETRAIR (300 pés) | |
4 | Estabelecer Vy limpo | 68 KIAS | |
5 | Trim | AJUSTAR |
Verificar cintos de segurança apertados | |||
1 | Válvulas de Combustível | AMBAS LIGADAS | |
2 | Bomba de Combustível | LIGADA | |
3 | Freio | DESLIGADO / Checar Pressão | |
4 | Flaps | COMO DESEJADO |
1 | Desocupar a Pista | CHAMADA DE RÁDIO | |
2 | Flaps | T/O (15°) | |
3 | Trim | CENTRALIZADO |
1 | Continuar a Dar Partida com o Motor de Partida | ||
2 | Choke | EMPURRAR PARA DESLIGAR | |
3 | Acelerador | PLENA ABERTURA | |
Se o fogo se extinguir, desligar e inspecionar | |||
Se o Incêndio Persistir: | |||
4 | Válvulas de Combustível | DESLIGADAS | |
5 | Bomba de Combustível Elétrica | DESLIGADA | |
6 | Interruptor de Ignição | DESLIGADO | |
7 | Interruptor Mestre | DESLIGADO | |
8 | Freio de Estacionamento | ACIONADO | |
9 | Evacuar rapidamente da aeronave |
1 | Acelerador | OCIOSO | |
2 | Freios | APLICAR CONFORME NECESSÁRIO | |
Após Parar | |||
3 | Interruptor de Ignição | DESLIGADO | |
4 | Interruptor Mestre | DESLIGADO | |
5 | Válvulas Seletoras de Combustível | DESLIGADAS |
1 | Acelerador | MARCHA LENTA | |
2 | Freios | CONFORME NECESSÁRIO | |
Após Parar | |||
3 | Válvulas de Combustível | DESLIGADAS | |
4 | Bomba de Combustível Elétrica | DESLIGADA | |
5 | Aquecimento da Cabine | DESLIGADO | |
6 | Interruptor de Ignição | DESLIGADO | |
7 | Interruptor Mestre | DESLIGADO | |
8 | Freio de Estacionamento | ACIONADO | |
9 | Evacuar rapidamente da aeronave |
1 | NARIZ PARA BAIXO/Pitch para a melhor velocidade de planeio 68 nós | ||
2 | Encontrar um lugar adequado no solo para pousar com segurança. O pouso deve ser planejado em linha reta à frente com apenas pequenas mudanças na direção não excedendo 45° para a esquerda ou 45° para a direita | ||
3 | Flaps | COMO NECESSÁRIO | |
4 | Interruptor de Ignição | DESLIGADO | |
5 | Válvulas Seletoras de Combustível | DESLIGADAS | |
Quando a velocidade não for mais necessária | |||
6 | Interruptor Mestre | DESLIGADO |
1 | Pitch para a melhor velocidade de planeio | 68 KIAS | |
2 | Válvulas de Combustível | AMBAS LIGADAS | |
3 | Bomba de Combustível Elétrica | LIGADA | |
4 | Reiniciar o Motor em Voo ou Pouso Forçado | ||
NOTA - A razão de planeio é 12.8 portanto com 1000 pés de altitude é possível percorrer ~2 milhas náuticas em condições de vento zero. é possível percorrer ~2 milhas náuticas em condições de vento zero. |
1 | Válvulas de Combustível | AMBAS LIGADAS | |
2 | Bomba de Combustível Elétrica | LIGADA | |
3 | Acelerador | POSIÇÃO MÉDIA | |
4 | Interruptor Mestre | LIGADO | |
5 | Interruptor de Ignição | PARTIDA, então ambos | |
6 | Se o reinício falhar: Procedimento para um Pouso Forçado Sem Potência do Motor | APLICAR | |
7 | Se o motor iniciar | Pousar o mais rápido possível |
1 | Estabelecer | 68 KIAS | |
2 | Localizar terreno adequado, pousar contra o vento | ||
3 | Rádio / Transponder | 121.5 / 7700 | |
4 | ELT | Ativar próximo ao solo | |
5 | Válvulas Seletoras de Combustível | DESLIGADAS | |
6 | Bomba de Combustível Elétrica | DESLIGADA | |
7 | Interruptor de Ignição | DESLIGADO | |
8 | Cintos de Segurança | APERTAR | |
9 | Portas | DESBRAÇADAS | |
10 | Flaps | COMO NECESSÁRIO | |
Quando a velocidade não for mais necessária | |||
11 | Interruptor Mestre | DESLIGADO |
1 | Apertar os cintos de segurança | ||
2 | SINAL DE SOCORRO | 121.5 / 7700 | |
3 | Flaps | TOTALMENTE BAIXADOS | |
4 | Válvulas de Combustível | AMBAS DESLIGADAS | |
5 | Bomba de Combustível Elétrica | DESLIGADA | |
6 | Interruptor de Ignição | AMBOS DESLIGADOS | |
7 | Portas | ABERTAS | |
Quando a velocidade não for mais necessária | |||
8 | Interruptor Mestre | DESLIGADO | |
9 | Amerissar com atitude do nariz elevada |
1 | Aquecimento da Cabine | DESLIGADO | |
2 | Válvulas de Combustível | DESLIGADAS | |
3 | Bomba de Combustível Elétrica | DESLIGADA | |
4 | Acelerador | POSIÇÃO TOTAL ATÉ O MOTOR PARAR | |
5 | Saídas de Ar da Cabine | ABERTAS | |
6 | Pitch para 130 KIAS para extinguir as chamas | ||
7 | Utilizar manobra deslizante para manter as chamas longe do firewall | ||
Não tente reiniciar em voo | |||
8 | Procedimento para um Pouso Forçado Sem Potência do Motor | APLICAR |
1 | Interruptor Mestre | DESLIGADO | |
2 | Saídas de Ar da Cabine | ABERTAS | |
3 | Descida de Emergência e Procedimento para um Pouso Forçado com Potência | ||
4 | Se flaps forem necessários, Interruptor Mestre | LIGADO | |
5 | Flaps | COMO NECESSÁRIO | |
6 | Interruptor Mestre | DESLIGADO |
1 | Aquecimento da Cabine | DESLIGADO | |
2 | Saídas de Ar da Cabine | ABERTAS | |
3 | Portas | ABERTAS, se necessário | |
4 | Interruptor Mestre | DESLIGADO | |
5 | Descida de Emergência e Procedimento para um Pouso Forçado com Potência | ||
6 | Se flaps ou velocidade do ar forem necessários, Interruptor Mestre | LIGADO | |
7 | Flaps | COMO NECESSÁRIO | |
8 | Interruptor Mestre | DESLIGADO |
1 | Descida | ESTABELECER | |
2 | Velocidade de Descento | 68 KIAS | |
3 | Área de Pouso | SELECIONAR | |
4 | Cintos de Segurança | APERTAR | |
5 | Portas | DESBRAÇADAS | |
Pouso assegurado: | |||
6 | Flaps | COMO NECESSÁRIO | |
7 | Válvulas Seletoras de Combustível | DESLIGADAS | |
8 | Bomba de Combustível Elétrica | DESLIGADA | |
9 | Interruptor de Ignição | DESLIGADO | |
Quando a velocidade não for mais necessária | |||
10 | Interruptor Mestre | DESLIGADO |
1 | Acelerador | CHECAR | |
2 | Instrumentos do Motor | CHECAR | |
3 | Indicadores de Quantidade de Combustível | CHECAR | |
4 | Bomba de Combustível Elétrica | LIGADA | |
5 | Válvulas de Combustível | AMBAS LIGADAS | |
Se o motor continuar a funcionar de maneira irregular, pousar o mais rápido possível |
1 | Indicadores de Quantidade de Combustível | CHECAR | |
2 | Bomba de Combustível Elétrica | LIGADA | |
3 | Válvulas de Combustível | AMBAS LIGADAS | |
Se a pressão de combustível continuar baixa, pousar o mais rápido possível |
1 | Temperatura do Óleo | CHECAR | |
2 | Se a temperatura do óleo estiver estável dentro da faixa verde | POUSAR o mais rápido possível | |
3 | Se a temperatura do óleo estiver aumentando | POUSAR o mais rápido possível e esteja alerta para uma iminente falha do motor |
Se o controle de trim não responder: | |||
1 | Chave LH/RH | CHECAR a posição correta | |
2 | Disjuntores | CHECAR, resetar uma vez | |
3 | Velocidade | Ajustar a velocidade para controlar a aeronave sem força excessiva no manche | |
4 | Pousar a aeronave o mais rápido possível, flaps recolhidos | ||
Nota: Se o trim falhar na posição de cruzeiro, implantar flaps após reduzir a velocidade pode reduzir a pressão do trim. |
1 | Aplicar leme e freios para permanecer na pista | ||
2 | Fazer chamada de rádio para o UNICOM e tráfego de entrada sobre a pista fechada | ||
3 | Empurrar a aeronave para fora da pista |
1 | Afastar-se de condições de gelo mudando a altitude ou a direção do voo para alcançar uma área com temperatura externa mais quente. | ||
2 | Aumentar as RPM para evitar a formação de gelo nas pás da hélice | ||
3 | Aquecimento do Pitot | LIGAR | |
4 | Aquecimento da Cabine | LIGAR | |
5 | Pousar assim que possível | ||
6 | NÃO usar flaps | ||
ATENÇÃO - Em caso de formação de gelo na borda de ataque da asa, a velocidade de estol pode aumentar. | |||
NOTA - Pode ser necessário realizar um escorregamento na aterrissagem para ter visibilidade. |
1 | Reduza a potência para marcha lenta | ||
2 | Posicione os ailerons em neutro | ||
3 | Aplicar leme oposto total contra a rotação | ||
4 | Aplique positivo e firme no manche (à frente do neutro) para sair do estol | ||
5 | Após a rotação do giro parar, neutralize o leme | ||
6 | Comece a aplicar pressão para trás no manche para levantar o nariz para o voo nivelado |
1 | Suba e Faça Círculos para ver melhor os marcos proeminentes | ||
2 | Economize combustível | ||
3 | Comunique-se com o ATC (121.5) | ||
4 | Cumpra as instruções do ATC |