Guairacá Aviation

TECNAM P92 EAGLET Checklist

INSPEÇÃO PRÉ-VOO
1 Preparação: remover travas de controle, cordas de amarração, capa do tubo de pitot, e outros itens de proteção da aeronave.
2 Rolar a aeronave para frente e para trás para verificar todos os pneus.
Cabine
1 Chave mestra LIGADO
2 Documentação (certificado de aeronavegabilidade/registro/limitações operacionais/peso e balanceamento/manual de voo/suplemento de treinamento de voo) A BORDO
3 Peso e balanceamento CHECAR
4 Área de bagagem Verificar se está segura e se nada caiu embaixo dos assentos.
5 Travas de controle LIBERAR
6 Controles de voo CHECAR
7 Verificar liberdade de movimento e direção correta.
8 Horas totais REGISTRAR (mostrado no painel do motor)
9 Níveis de quantidade de combustível CHECAR
ATENÇÃO - O nível de combustível indicado pelos indicadores de quantidade de combustível (no painel de instrumentos) é apenas indicativo. Por questões de segurança de voo, o piloto deve verificar visualmente a quantidade real de combustível nos tanques antes da decolagem.
10 Freio de estacionamento ACIONAR
11 Chave de ignição DESLIGAR
12 Válvulas de combustível AMBAS LIGADAS
13 Bomba de combustível LIGADA
14 Verificar som e indicação de pressão de combustível.
15 Bomba de combustível DESLIGAR
16 Flaps ESTENDER e depois RETRAIR a 15 graus
17 Verifique visualmente se os flaps estão totalmente estendidos e a indicação do instrumento está correta
18 Trim CHECAR, depois CENTRALIZAR
19 Ativar o controle em ambas as direções, verificando os limites de movimento e a indicação do instrumento.
20 Luz de pouso CHECAR
21 Luzes de navegação CHECAR
22 Luzes estroboscópicas CHECAR/Deixar LIGADAS
23 Chave mestra DESLIGAR
Verificação de Combustível
ATENÇÃO
1 Drenar o combustível com a aeronave estacionada em superfície nivelada.
2 Sump do lado esquerdo CHECAR por água e contaminantes.
3 Tampa do abastecimento de combustível esquerdo CHECAR visualmente o nível de combustível desejado e garantir a tampa está segura.
4 Gascolator DRENAR. Verificar cor, água e contaminantes. Certificar-se de que a válvula está fechada e não está vazando.
5 Sump do lado direito CHECAR por água e contaminantes.
6 Tampa do abastecimento de combustível do lado direito CHECAR visualmente o nível de combustível desejado e garantir a tampa está segura.
Asa Esquerda
1 Tubo de pitot Remover a capa do tubo de pitot e verificar se o tubo de pitot montado na asa esquerda está desobstruído. Não soprar no tubo de pitot.
2 Borda de ataque esquerda, pele da asa e longarina CHECAR
3 Respiro do tanque esquerdo CHECAR por obstruções
4 Alerom esquerdo CHECAR por danos, liberdade de movimento.
5 Flap e dobradiças esquerdo CHECAR segurança
6 Parafusos do trem de pouso esquerdo Segurar a perna do trem de pouso e balançar vigorosamente a aeronave para a frente e para trás verificando a fixação do trem de pouso.
7 Trem de pouso principal esquerdo CHECAR inflação 38 PSI, condição do pneu, alinhamento, condição do freio, vazamentos hidráulicos e rolamento da roda por danos.
Fuselagem
1 Antenas CHECAR
Cauda
1 Cauda horizontal e aba CHECAR por danos, liberdade de movimento, movimento de lado a lado.
2 Cauda vertical e leme CHECAR por danos, liberdade de movimento (NOTA: não mexer no leme a menos que a roda do nariz esteja levantada do chão, não tocar na aba de ajuste).
Asa Direita
1 Parafusos do trem de pouso direito Segurar a perna do trem de pouso e balançar vigorosamente a aeronave para a frente e para trás verificando a fixação do trem de pouso.
2 Trem de pouso principal direito CHECAR inflação 38 PSI, condição do pneu, alinhamento, condição do freio, vazamentos hidráulicos e rolamento da roda por danos.
3 Flap e dobradiças direito CHECAR segurança
4 Alerom direito CHECAR por danos, liberdade de movimento.
5 Respiro do tanque direito CHECAR por obstruções
6 Borda de ataque direita, pele da asa e longarina CHECAR
Nariz
1 Pneu e perna do nariz CHECAR inflação 32 PSI, condição do pneu e alinhamento dos garfos da roda do nariz. Verificar rolamentos da roda.
2 Portas estáticas CHECAR
3 Condição da hélice e spinner CHECAR por amassados e segurança
4 Resfriador de óleo, radiador, entrada de ar ram CHECAR
Motor
1 Objetos estranhos ou vazamentos (linhas de óleo/combustível/anticongelante) CHECAR
2 Nível do reservatório de líquido de arrefecimento CHECAR
3 Nível de óleo CHECAR, Tampa Segura.
4 Filtros de carburador CHECAR
5 Suportes do motor CHECAR
6 Molas do silenciador CHECAR
7 Todas as peças, mangueiras, fios seguros CHECAR
8 Coberturas do motor FECHAR e TRAVAR
9 Rebocador, calços se houver REMOVER
Inicialização
1 Posição do assento e cintos de segurança ADJUSTAR
2 Freio de estacionamento ACIONAR
3 Assento MEXER até os pinos travarem
4 Briefing para passageiros
4.1 Uso do cinto de segurança
4.2 Liberação da porta
4.3 Equipamento de emergência
4.4 Mal-estar por movimento
4.5 Cockpit estéril
4.6 Segurança da hélice
4.7 Briefing de Gestão de Recursos de Cockpit (CRM)
4.8 Certificação de Aeronavegabilidade LSA
5 Luzes estroboscópicas LIGAR
6 Válvulas de combustível AMBAS LIGADAS
7 Chave mestra LIGADO
8 Quantidade de combustível CHECAR
NOTA - Comparar os níveis de combustível lidos pelos indicadores de quantidade de combustível com a quantidade presente nos tanques.
9 Acelerador OCIOSO
10 Trava de atrito ADJUSTAR
11 Choke CONFORME NECESSÁRIO
12 Área da hélice LIMPAR
13 Chave de ignição INICIAR
14 Choke DESLIGAR
15 Pressão do óleo CHECAR
Desligar o motor se a pressão do óleo não subir em 10 segundos.
16 RPM do motor 2000 – 2500 RPM
17 Mestre de Aviônicos LIGADO
18 Displays EFIS/EMS CONFIGURAR conforme desejado usando o botão.
19 Disjuntores CHECAR
20 Instrumentos
20.1 Pressão do óleo CHECAR
20.2 Temperatura do óleo CHECAR
20.3 Temperatura da cabeça do cilindro CHECAR
20.4 Voltímetro CHECAR
20.5 Amperímetro CHECAR
20.6 Pressão do combustível CHECAR

PRÉ-TÁXI
1 Transponder (Verificar Código) ALT
2 AWOS / ASOS / ATIS OBTER
3 Altimetro CONFIGURAR
4 Indicador de Atitude CHECAR
5 Indicador Direcional Comparar com Bússola Magnética
6 GPS CONFIGURAR
7 Rádio CHECAR COM A UNICOM
8 Briefing Briefar a si mesmo ou ao passageiro sobre as taxiways que serão usadas para chegar à pista de decolagem

TÁXI
1 Freio de estacionamento DESLIGAR
2 Freios CHECAR
3 Coordenador de Curva / Bola CHECAR

ANTES DA DECOLAGEM
1 Freio de estacionamento LIGAR
2 Temperatura do óleo Pelo menos 122° F
3 Acelerador 4000 RPM
4 Instrumentos do motor CHECAR
4.1 Pressão do óleo 29 – 72.5 PSI
4.2 Temperatura do óleo 122 - 230° F
4.3 Temperatura da cabeça do cilindro 122 - 275° F
4.4 Pressão do combustível 2.2 – 5.9 PSI
4.5 Voltímetro 13+ Volts
4.6 Amperímetro Carga Positiva
5 Testar sistemas de ignição:
Máxima redução de RPM com apenas uma ignição 300 rpm.
Diferença máxima entre ESQUERDA ou DIREITA 120 rpm.
6 Acelerador OCIOSO COMPLETO (verificar irregularidades)
7 Acelerador 2000 RPM
8 Controles de voo CHECAR
9 Cintos de segurança AFIVELADOS
10 Briefing Briefar a si mesmo ou ao passageiro sobre contingências de perda de motor (verifique na frente do checklist)

LINHA DE ESPERA
1 Flaps T/O (15°)
2 Bomba de Combustível LIGAR, Verificar Pressão
3 Trim CENTRALIZADO
4 Luzes de Strobo e Pouso LIGADAS
5 Portas FECHADAS
6 Briefing de Decolagem COMPLETO
7 Padrão CHECAR
8 Rádio CHAMAR
9 Freio de estacionamento DESLIGAR

DECOLAGEM
1 Taxiar para a linha de decolagem
2 Bússola Magnética e D.G. CHECAR
3 Acelerador PLENO
NOTA - A RPM estática é aproximadamente 4900 RPM
4 Instrumentos do motor CHECAR
Indicador de Velocidade do Ar Ativo / RPM aumentando - se não, abortar
5 Vr (Velocidade de Rotação) 48 KIAS
NOTA - Rotacionar para atitude de decolagem e acelerar para uma velocidade de subida de 60 nós com 15° de Flaps
6 Flaps RETRAIR (Com segurança e acima de 300 pés)
7 Vy 68 KIAS

ASCENSÃO
1 Luz de pouso DESLIGAR
2 Bomba de Combustível DESLIGAR
3 Trim AJUSTAR
4 Subida de cruzeiro 75 – 80 KNOTS

CRUISE
1 Acelerador CONFIGURAR (5100mín - 5500 RPM Máx)
2 Instrumentos do motor CHECAR
2.1 Pressão do óleo 29 – 72.5 PSI
2.2 Temperatura do óleo 122 - 230° F
2.3 Temperatura da cabeça do cilindro 122 - 275° F
2.4 Pressão do combustível 2.2 – 5.8 PSI
2.5 Voltímetro 13+ Volts
2.6 Amperímetro Carga Positiva
CUIDADO - A posição normal dos seletores de combustível é ambos ligados. Verifique o equilíbrio de combustível e a pressão do combustível. Se necessário, desligue o tanque de leitura mais baixa usando a válvula de desligamento de combustível apropriada. Verifique a pressão do combustível novamente.
GARANTA QUE UM TANQUE ESTEJA ALIMENTANDO O MOTOR O TEMPO TODO!
NOTA - Verifique os indicadores de combustível frequentemente com um tanque desligado para evitar a falta de combustível.

LISTA PRÉ-MANIÓBRA
1 Realizar Curvas de Verificação
2 Selecionar Área de Pouso de Emergência
3 Va – 93 KIAS

DESCIDA PROLONGADA
1 Mínimo 3000 RPM
2 Velocidade - 65-75 Kt
3 Instrumentos do Motor – Monitorar

LISTA DE POUSO
Verificar cintos de segurança apertados
1 Luz de Pouso LIGADA
2 Válvulas de Combustível AMBAS LIGADAS
3 Bomba de Combustível LIGADA
4 Freio DESLIGADO / Checar Pressão
5 Flaps COMO DESEJADO

ARREMESSO
1 Acelerador POTÊNCIA TOTAL
2 Pitch Atitude de Subida
3 Flaps Retrair para 15 graus - 60 KIAS Acima de 300 pés:
4 Flaps ACIMA, Velocidade de Subida – 68 KIAS
5 Trim Ajustar
6 Manobrar para o lado não padrão da pista

APÓS POUSO
1 Desocupar a Pista CHAMADA DE RÁDIO
2 Luz de Pouso DESLIGADA
3 Flaps ACIMA
4 Bomba de Combustível DESLIGADA
5 Trim CENTRALIZADO

ESTACIONAMENTO
1 Freio de Estacionamento LIGADO
2 Luzes Estroboscópicas LIGADAS
3 Outras Luzes DESLIGADAS
4 Flaps ACIMA
5 Horas Totais REGISTRAR
6 Interruptor Mestre de Aviônicos DESLIGADO
7 Bomba de Combustível DESLIGADA
8 Interruptor de Ignição DESLIGADO
9 Interruptor Mestre DESLIGADO
10 Uma ou Ambas as Válvulas de Combustível DESLIGADAS
11 Lixo REMOVER
12 Calços INSTALAR
13 Freio de Estacionamento DESLIGADO (para estacionamento prolongado)
14 Tampa do Tubo de Pitot INSTALAR
15 Travas de Controle INSTALAR
16 Aeronave AMARRADA
17 Checklist na Aeronave
18 Portas FECHADAS
19 Chave Devolvida à Caixa

VERIFICAÇÕES DE OPERAÇÕES EM TRÁFEGO FECHADO
LINHA DE ESPERA
1 Instrumentos do Motor CHECAR
2 Quantidade de Combustível CHECAR
3 Trim Centralizado
4 Válvulas de Combustível AMBAS LIGADAS
5 Bomba de Combustível LIGADA
6 Flaps DECOLAGEM (15°)
7 Portas FECHADAS
8 Briefing de Decolagem REVISAR
9 Tráfego Fechado CHECAR
10 Rádio CHAMADA
SUBIDA
1 Rotacionar 48 KIAS
2 Acelerar 60 KIAS
3 Flaps RETRAIR (300 pés)
4 Estabelecer Vy limpo 68 KIAS
5 Trim AJUSTAR
POUSO
Verificar cintos de segurança apertados
1 Válvulas de Combustível AMBAS LIGADAS
2 Bomba de Combustível LIGADA
3 Freio DESLIGADO / Checar Pressão
4 Flaps COMO DESEJADO
APÓS POUSO
1 Desocupar a Pista CHAMADA DE RÁDIO
2 Flaps T/O (15°)
3 Trim CENTRALIZADO

INCÊNDIO NO MOTOR DURANTE A PARTIDA
1 Continuar a Dar Partida com o Motor de Partida
2 Choke EMPURRAR PARA DESLIGAR
3 Acelerador PLENA ABERTURA
Se o fogo se extinguir, desligar e inspecionar
Se o Incêndio Persistir:
4 Válvulas de Combustível DESLIGADAS
5 Bomba de Combustível Elétrica DESLIGADA
6 Interruptor de Ignição DESLIGADO
7 Interruptor Mestre DESLIGADO
8 Freio de Estacionamento ACIONADO
9 Evacuar rapidamente da aeronave

FALHA DE MOTOR DURANTE A CORRIDA DE DECOLAGEM
1 Acelerador OCIOSO
2 Freios APLICAR CONFORME NECESSÁRIO
Após Parar
3 Interruptor de Ignição DESLIGADO
4 Interruptor Mestre DESLIGADO
5 Válvulas Seletoras de Combustível DESLIGADAS

INCÊNDIO NO MOTOR DURANTE A CORRIDA DE DECOLAGEM
1 Acelerador MARCHA LENTA
2 Freios CONFORME NECESSÁRIO
Após Parar
3 Válvulas de Combustível DESLIGADAS
4 Bomba de Combustível Elétrica DESLIGADA
5 Aquecimento da Cabine DESLIGADO
6 Interruptor de Ignição DESLIGADO
7 Interruptor Mestre DESLIGADO
8 Freio de Estacionamento ACIONADO
9 Evacuar rapidamente da aeronave

FALHA DE MOTOR IMEDIATAMENTE APÓS A DECOLAGEM
1 NARIZ PARA BAIXO/Pitch para a melhor velocidade de planeio 68 nós
2 Encontrar um lugar adequado no solo para pousar com segurança. O pouso deve ser planejado em linha reta à frente com apenas pequenas mudanças na direção não excedendo 45° para a esquerda ou 45° para a direita
3 Flaps COMO NECESSÁRIO
4 Interruptor de Ignição DESLIGADO
5 Válvulas Seletoras de Combustível DESLIGADAS
Quando a velocidade não for mais necessária
6 Interruptor Mestre DESLIGADO

FALHA DO MOTOR EM VOO
1 Pitch para a melhor velocidade de planeio 68 KIAS
2 Válvulas de Combustível AMBAS LIGADAS
3 Bomba de Combustível Elétrica LIGADA
4 Reiniciar o Motor em Voo ou Pouso Forçado
NOTA - A razão de planeio é 12.8 portanto com 1000 pés de altitude é possível percorrer ~2 milhas náuticas em condições de vento zero. é possível percorrer ~2 milhas náuticas em condições de vento zero.

REINÍCIO DO MOTOR EM VOO - SE O TEMPO PERMITIR
1 Válvulas de Combustível AMBAS LIGADAS
2 Bomba de Combustível Elétrica LIGADA
3 Acelerador POSIÇÃO MÉDIA
4 Interruptor Mestre LIGADO
5 Interruptor de Ignição PARTIDA, então ambos
6 Se o reinício falhar: Procedimento para um Pouso Forçado Sem Potência do Motor APLICAR
7 Se o motor iniciar Pousar o mais rápido possível

POUSO FORÇADO SEM POTÊNCIA DO MOTOR
1 Estabelecer 68 KIAS
2 Localizar terreno adequado, pousar contra o vento
3 Rádio / Transponder 121.5 / 7700
4 ELT Ativar próximo ao solo
5 Válvulas Seletoras de Combustível DESLIGADAS
6 Bomba de Combustível Elétrica DESLIGADA
7 Interruptor de Ignição DESLIGADO
8 Cintos de Segurança APERTAR
9 Portas DESBRAÇADAS
10 Flaps COMO NECESSÁRIO
Quando a velocidade não for mais necessária
11 Interruptor Mestre DESLIGADO

ABANDONANDO
1 Apertar os cintos de segurança
2 SINAL DE SOCORRO 121.5 / 7700
3 Flaps TOTALMENTE BAIXADOS
4 Válvulas de Combustível AMBAS DESLIGADAS
5 Bomba de Combustível Elétrica DESLIGADA
6 Interruptor de Ignição AMBOS DESLIGADOS
7 Portas ABERTAS
Quando a velocidade não for mais necessária
8 Interruptor Mestre DESLIGADO
9 Amerissar com atitude do nariz elevada

INCÊNDIO NO MOTOR EM VOO
1 Aquecimento da Cabine DESLIGADO
2 Válvulas de Combustível DESLIGADAS
3 Bomba de Combustível Elétrica DESLIGADA
4 Acelerador POSIÇÃO TOTAL ATÉ O MOTOR PARAR
5 Saídas de Ar da Cabine ABERTAS
6 Pitch para 130 KIAS para extinguir as chamas
7 Utilizar manobra deslizante para manter as chamas longe do firewall
Não tente reiniciar em voo
8 Procedimento para um Pouso Forçado Sem Potência do Motor APLICAR

INCÊNDIO ELÉTRICO NA CABINE EM VOO
1 Interruptor Mestre DESLIGADO
2 Saídas de Ar da Cabine ABERTAS
3 Descida de Emergência e Procedimento para um Pouso Forçado com Potência
4 Se flaps forem necessários, Interruptor Mestre LIGADO
5 Flaps COMO NECESSÁRIO
6 Interruptor Mestre DESLIGADO

INCÊNDIO NA CABINE EM VOO
1 Aquecimento da Cabine DESLIGADO
2 Saídas de Ar da Cabine ABERTAS
3 Portas ABERTAS, se necessário
4 Interruptor Mestre DESLIGADO
5 Descida de Emergência e Procedimento para um Pouso Forçado com Potência
6 Se flaps ou velocidade do ar forem necessários, Interruptor Mestre LIGADO
7 Flaps COMO NECESSÁRIO
8 Interruptor Mestre DESLIGADO

POUSO FORÇADO COM POTÊNCIA
1 Descida ESTABELECER
2 Velocidade de Descento 68 KIAS
3 Área de Pouso SELECIONAR
4 Cintos de Segurança APERTAR
5 Portas DESBRAÇADAS
Pouso assegurado:
6 Flaps COMO NECESSÁRIO
7 Válvulas Seletoras de Combustível DESLIGADAS
8 Bomba de Combustível Elétrica DESLIGADA
9 Interruptor de Ignição DESLIGADO
Quando a velocidade não for mais necessária
10 Interruptor Mestre DESLIGADO

ROTAÇÃO IRREGULAR DO MOTOR
1 Acelerador CHECAR
2 Instrumentos do Motor CHECAR
3 Indicadores de Quantidade de Combustível CHECAR
4 Bomba de Combustível Elétrica LIGADA
5 Válvulas de Combustível AMBAS LIGADAS
Se o motor continuar a funcionar de maneira irregular, pousar o mais rápido possível

PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL BAIXA (abaixo do limite da linha vermelha)
1 Indicadores de Quantidade de Combustível CHECAR
2 Bomba de Combustível Elétrica LIGADA
3 Válvulas de Combustível AMBAS LIGADAS
Se a pressão de combustível continuar baixa, pousar o mais rápido possível

PRESSÃO DE ÓLEO BAIXA
1 Temperatura do Óleo CHECAR
2 Se a temperatura do óleo estiver estável dentro da faixa verde POUSAR o mais rápido possível
3 Se a temperatura do óleo estiver aumentando POUSAR o mais rápido possível e esteja alerta para uma iminente falha do motor

FALHA DO SISTEMA DE TRIM
Se o controle de trim não responder:
1 Chave LH/RH CHECAR a posição correta
2 Disjuntores CHECAR, resetar uma vez
3 Velocidade Ajustar a velocidade para controlar a aeronave sem força excessiva no manche
4 Pousar a aeronave o mais rápido possível, flaps recolhidos
Nota: Se o trim falhar na posição de cruzeiro, implantar flaps após reduzir a velocidade pode reduzir a pressão do trim.

POUSO COM PNEU DEFLAGRADO
1 Aplicar leme e freios para permanecer na pista
2 Fazer chamada de rádio para o UNICOM e tráfego de entrada sobre a pista fechada
3 Empurrar a aeronave para fora da pista

VOO NÃO INTENCIONAL EM CONDIÇÕES DE GELO
1 Afastar-se de condições de gelo mudando a altitude ou a direção do voo para alcançar uma área com temperatura externa mais quente.
2 Aumentar as RPM para evitar a formação de gelo nas pás da hélice
3 Aquecimento do Pitot LIGAR
4 Aquecimento da Cabine LIGAR
5 Pousar assim que possível
6 NÃO usar flaps
ATENÇÃO - Em caso de formação de gelo na borda de ataque da asa, a velocidade de estol pode aumentar.
NOTA - Pode ser necessário realizar um escorregamento na aterrissagem para ter visibilidade.

RECUPERAÇÃO DE UM GIRO NÃO INTENCIONAL
1 Reduza a potência para marcha lenta
2 Posicione os ailerons em neutro
3 Aplicar leme oposto total contra a rotação
4 Aplique positivo e firme no manche (à frente do neutro) para sair do estol
5 Após a rotação do giro parar, neutralize o leme
6 Comece a aplicar pressão para trás no manche para levantar o nariz para o voo nivelado

PROCEDIMENTOS PERDIDOS
1 Suba e Faça Círculos para ver melhor os marcos proeminentes
2 Economize combustível
3 Comunique-se com o ATC (121.5)
4 Cumpra as instruções do ATC