Piloto Comercial
O curso de Piloto Comercial é uma formação de nível superior com titulação de tecnológica onde o aluno é preparado para exercer as funções de um piloto completo, capaz de assumir os mais variados tipos e portes de aeronaves.
A UniGuairacá, tem como objetivo formar os melhores profissionais para a aviação civil utilizando nossa excelência acadêmica e forte caráter humanístico, além de instruirmos nossos instrutores e alunos sobre as práticas do Crew Resource Management, Tomada de Decisão e Segurança Operacional.
Ao término do curso, o aluno deverá apresentar as licenças de PC/MNTE/IFR para receber o diploma.
Para se tornar um Piloto Profissional de Aeronaves apto a voar, há a necessidade de obter a licença de Piloto Comercial da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Ao término do curso, o aluno precisa apresentar as habilitações de PC/MNTE/IFR e Certificado de Capacidade Técnica de Piloto de Linha Aérea (aprovação na banca da ANAC) para receber o diploma.
Coordenação do curso
- Fernando Torquato Leite
Graduado em Ciências Aeronáuticas (2012), MBA em Executivo em Gestão Aeroportuária (2015) e Mestrando em Metodologias do Ensino Superior e suas Tecnologias.
CCT: Avião (PP/PC/IFR/INVA/PLA) e Helicóptero (PP)
CHT: PC/MNTE/MLTE/IFR/INVA
Mercado de Trabalho
de Piloto Comercial
Piloto Comercial atua no mercado da Aviação Civil Nacional e Internacional, desenvolvendo atividades tanto na aviação executiva, quanto na aviação comercial e agrícola. Poderá exercer funções de:
- Piloto em Comando;
- Copiloto;
- Instrutor teórico e prático;
- Gerente de segurança operacional;
- Diretor de aeroclubes;
- Chefe de Equipamento;
- Chefe de coordenação de voo.
ÁREA de atuação
O egresso do curso de Piloto Comercial poderá atuar nas seguintes áreas:
- Pilotagem de aviões de pequeno, médio e grande porte utilizados no transporte aéreo (passageiros e cargas);
- Aviação executiva;
- Instrução aérea;
- Táxi aéreo;
- Aviação agrícola;
- Ambulância aérea;
- Aerodesporto;
- Missões humanitárias;
- entre outras.
Diferenciais do Curso
O curso de Piloto Comercial da UniGuairacá possui a melhor e mais completa matriz curricular.
é parceiro da ICAlearning e conta, em sua matriz curricular, com a disciplina optativa de Inglês Icao (International Civil Aviation Organization).
Por meio da parceria, o aluno tem acesso a uma plataforma completa para as aulas on-line, além de tutores preparados para a transmissão de conhecimentos relacionados ao tráfego aéreo internacional.
O objetivo é garantir a melhor preparação para a prova de Inglês exigida na área de Aviação.
Vale ressaltar que o curso tem carga horária superior à exigida pela Anac e professores/instrutores selecionados pela experiência em sua área de atuação e pelas competências didático pedagógicas.
Duração
Mensalidade
Quer saber o investimento da mensalidade do curso de Piloto Comercial?
Fale direto com um dos nossos atendentes.
Ministrado
Disciplina | Carga |
Regulamentação Aeronáutica | 75 hrs |
Conhecimentos Técnicos de Aeronaves | 90 hrs |
Performance de voo, planejamento e carregamento | 90 hrs |
Desempenho humano | 60 hrs |
Meteorologia | 60 hrs |
Navegação | 150 hrs |
Procedimentos Operacionais | 30 hrs |
Princípios do voo | 50 hrs |
Radiocomunicação | 35 hrs |
Experiência
- Setenta (70) horas de voo como piloto em comando.
- Cinquenta (50) horas de voo como piloto de comando, num percurso de trezentos (300) milhas náuticas. As quais devem ter dois (2) pousos em aeródromos diferentes.
- Quarenta (40) horas de voo por instrumentos, as quais 20 horas podem ser realizadas em FSTD. Das 40 horas, quinze (15) horas de intrução com co-piloto em aviões.
- Cinco (5) horas de voo noturno, onde deve sejam realizadas Cinco (5) pousos e aterrisagem como piloto em comando
pARA FINALIZAR O CURSO
Para finalizar o curso são necessárias
- 70 horas totais de voo.
- 50 horas de navegação em comando.
- 5 horas de piloto em comando noturno.
- 40 horas de instrução duplo comando por instrumento.
- Navegação de 300nm com pouso em 2 aeródromos além do de partida.
- 12 horas de instrução duplo comando em aeronave multimotora.
- 150 horas totais em avião
cRÉDITOS E ABATIMENTO
- Para aeronaves de sustentação por potencia
(A) Possuir uma licença de piloto de planador, até 30 horas de voo solo em planadores podem ser incluídas;
(B) Possuir uma licença de piloto privado de helicóptero ou aeronave de sustentação por potência, até 40 horas de voo em helicópteros ou aeronaves de sustentação por potência podem ser incluídas;
(C) Possuir uma licença de piloto comercial ou de linha aérea de helicóptero ou aeronave de sustentação por potência, até 100 horas de voo em helicópteros ou aeronaves de sustentação por potência podem ser incluídas