Piloto Comercial

O curso de Piloto Comercial é uma formação de nível superior com titulação de tecnológica onde o aluno é preparado para exercer as funções de um piloto completo, capaz de assumir os mais variados tipos e portes de aeronaves.

A UniGuairacá, tem como objetivo formar os melhores profissionais para a aviação civil utilizando nossa excelência acadêmica e forte caráter humanístico, além de instruirmos nossos instrutores e alunos sobre as práticas do Crew Resource Management, Tomada de Decisão e Segurança Operacional.

Ao término do curso, o aluno deverá apresentar as licenças de PC/MNTE/IFR para receber o diploma.

Para se tornar um Piloto Profissional de Aeronaves apto a voar, há a necessidade de obter a licença de Piloto Comercial da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Ao término do curso, o aluno precisa apresentar as habilitações de PC/MNTE/IFR e Certificado de Capacidade Técnica de Piloto de Linha Aérea (aprovação na banca da ANAC) para receber o diploma.

Coordenação do curso

- Fernando Torquato Leite

Graduado em Ciências Aeronáuticas (2012), MBA em Executivo em Gestão Aeroportuária (2015) e Mestrando em Metodologias do Ensino Superior e suas Tecnologias.
CCT: Avião (PP/PC/IFR/INVA/PLA) e Helicóptero (PP)
CHT: PC/MNTE/MLTE/IFR/INVA

Mercado de Trabalho

de Piloto Comercial

Piloto Comercial atua no mercado da Aviação Civil Nacional e Internacional, desenvolvendo atividades tanto na aviação executiva, quanto na aviação comercial e agrícola. Poderá exercer funções de:

  • Piloto em Comando;
  • Copiloto;
  • Instrutor teórico e prático;
  • Gerente de segurança operacional;
  • Diretor de aeroclubes;
  • Chefe de Equipamento;
  • Chefe de coordenação de voo.

ÁREA de atuação

O egresso do curso de Piloto Comercial poderá atuar nas seguintes áreas:

  • Pilotagem de aviões de pequeno, médio e grande porte utilizados no transporte aéreo (passageiros e cargas);
  • Aviação executiva;
  • Instrução aérea;
  • Táxi aéreo;
  • Aviação agrícola;
  • Ambulância aérea;
  • Aerodesporto;
  • Missões humanitárias;
  • entre outras.

Diferenciais do Curso

O curso de Piloto Comercial da UniGuairacá possui a melhor e mais completa matriz curricular.
é parceiro da ICAlearning e conta, em sua matriz curricular, com a disciplina optativa de Inglês Icao (International Civil Aviation Organization).

Por meio da parceria, o aluno tem acesso a uma plataforma completa para as aulas on-line, além de tutores preparados para a transmissão de conhecimentos relacionados ao tráfego aéreo internacional.

O objetivo é garantir a melhor preparação para a prova de Inglês exigida na área de Aviação.

Vale ressaltar que o curso tem carga horária superior à exigida pela Anac e professores/instrutores selecionados pela experiência em sua área de atuação e pelas competências didático pedagógicas.

Duração

Piloto Comercial é de dois (2) anos, divididos em quatro (4) semestres. Ao longo desse período, os estudantes conseguem se especializar na área e ainda contam com os conhecimentos técnicos e científicos suficientes para se destacarem no mercado de trabalho por meio do domínio das habilidades necessárias para exercer a profissão.

Mensalidade

Quer saber o investimento da mensalidade do curso de Piloto Comercial?

Fale direto com um dos nossos atendentes.

Ministrado

Durante o curso de Piloto Privado, a Guairacá Aviation ministra os seguinte conteúdos:

  • Regulamentação aeronáutica
  • Conhecimentos técnicos de aeronaves
  • Performance de voo, planejamento e carregamento
  • Desempenho humano
  • Meteorologia
  • Navegação
  • Procedimentos operacionais
  • Princípios do voo
  • Radiocomunicação
  • As cargas horarias de cada matéria ministrada são as seguintes:

    Disciplina Carga
    Regulamentação Aeronáutica 75 hrs
    Conhecimentos Técnicos de Aeronaves 90 hrs
    Performance de voo, planejamento e carregamento 90 hrs
    Desempenho humano 60 hrs
    Meteorologia 60 hrs
    Navegação 150 hrs
    Procedimentos Operacionais 30 hrs
    Princípios do voo 50 hrs
    Radiocomunicação 35 hrs

    Experiência

    A experiencia total deve ser de cento e cinquenta (150) horas  de voo, se forem realizadas de maneira ininterrupta e na duração do curso. As horas devem ser compostas:
    • Setenta (70) horas de voo como piloto em comando.
    • Cinquenta (50) horas de voo como piloto de comando, num percurso de trezentos (300) milhas náuticas. As quais devem ter dois (2) pousos em aeródromos diferentes.
    • Quarenta (40) horas de voo por instrumentos, as quais 20 horas podem ser realizadas em FSTD. Das 40 horas, quinze (15) horas de intrução com co-piloto em aviões.
    • Cinco (5) horas de voo noturno, onde deve sejam realizadas Cinco (5) pousos e aterrisagem como piloto em comando

    pARA FINALIZAR O CURSO

    Para finalizar o curso são necessárias

    • 70 horas totais de voo.
    • 50 horas de navegação em comando.
    • 5 horas de piloto em comando noturno.
    • 40 horas de instrução duplo comando por instrumento.
    • Navegação de 300nm com pouso em 2 aeródromos além do de partida.
    • 12 horas de instrução duplo comando em aeronave multimotora.
    • 150 horas totais em avião

     

    cRÉDITOS E ABATIMENTO

    - Para aeronaves de sustentação por potencia

    (A) Possuir uma licença de piloto de planador, até 30 horas de voo solo em planadores podem ser incluídas;
    (B) Possuir uma licença de piloto privado de helicóptero ou aeronave de sustentação por potência, até 40 horas de voo em helicópteros ou aeronaves de sustentação por potência podem ser incluídas;
    (C) Possuir uma licença de piloto comercial ou de linha aérea de helicóptero ou aeronave de sustentação por potência, até 100 horas de voo em helicópteros ou aeronaves de sustentação por potência podem ser incluídas

    - Para FSTD

    Tiver realizado instrução em dispositivo de treinamento por voo simulado aprovado pela ANAC, até 10 horas podem ser incluídas como parte do requisito de experiência.

    Para quem tem IFR em outra categoria

    No caso de já possuir uma habilitação de IFR em outra categoria, é necessário apenas 15 horas, ao invés de 40 horas.
    Copyright © 2023 Centro de Instrução de Aviação Civil Guairaca LTDA. Todos os Direitos reservados.
    Rolar para cima